O meu amigo chef de cozinha João Santos, em vez de me vir visitar e cozinhar para o camarada, passa a vida a colocar fotos dos seus pratos no facebook. Eu neste blogue sem colestrol, vou pondo algumas receitas enquanto ainda há dinheirinho para comer algo melhor como estas presas de porco ibérico, e um queijo mal cheiroso mas que dá um gosto a este prato divinal.
Acompanhamento, batatinhas coutry
Ingredientes para 4 pessoas
- 1,2 kg de batatinhas novas
- 1,5 colheres (sopa) de azeite
- 1,5 colheres (sopa) de ervas de Provence
- 1,5 colheres (sopa) de especiarias (colorau ou caril em pó)
- 1 colher (café) de alho em pó
- sal & pimenta
- 3 colheres (sopa) de farinha
- óleo para fritar
Preparação
Lavar muito bem as batatinhas sem remover a pele. Secar impecavelmente e cortar em quartos.
Transferir os quartos de batata para uma caixa de plástico com tampa (ou um saco de plástico). Juntar o azeite, as especiarias, as ervas, o alho e pimenta. Fechar a caixa e sacudir muito bem.
Adicionar a farinha previamente peneirada e voltar a fechar a caixa. Sacudir novamente.
Aquecer bastante óleo numa fritadeira. Fritar as batatas sem que estas fiquem coladas umas às outras. Sacudir o cesto de vez em quando, até as batatas ficarem estaladiças e douradas.
Escorrer sobre papel absorvente e temperar com sal fino. Servir de seguida.
e as presas de porco ibérico devem ser fritas com um pouco de margarina vaqueiro, tempreadas com sal e um pouco de pimenta.Para fazer o molho: numa pequena frigideira derreter margarina vaqueiro (ou culinária qualquer) juntar um pouco de quijo roquefort (mais ou menos meia embalagem) e um pouco de leite. Reduzir até ficar o molho grosso, dispor sobre as presas, por um pouco de coentros para dar uma côrzinha ao prato :-)
Sem comentários:
Enviar um comentário