quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Vitela com laranja e especiarias


Comer muita comida desta, além de ter efeitos extremamente afrodisíacos podes dar contigo a vender ventoinhas e lanternas nos cafés.

Ingredientes para 2 pessoas

- 300 g de carne de vitela (ou de novilho) para guisar, cortada em cubos médios
- 2 laranjas
- 3 dentes de alho esmagados
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 1 colher (café) de sementes de cominhos
- 1 colher (chá) de açafrão
- Canela e piri-piri q.b
- 4-5 grãos de pimenta da Jamaica inteiros
- sal & pimenta moída no momento
- caldo de carne q.b.
- Legumes para refogar para juntar ao couscous (um tomate pequeno, courgette e cenoura)

Preparação

Descascar uma laranja, removendo todos as partes brancas amargas; cortar a laranja em meias-luas. Espremer o sumo da laranja restante. Reservar.

Aquecer o azeite num tacho. Juntar os cubos de carne e os alhos esmagados. Deixar saltear até a carne ficar bem dourada de todos os lados, mexendo de vez em quando.
Adicionar as meias-luas de laranja e regar com o sumo. Temperar com sal, pimenta, o açafrão, os cominhos e os grãos de pimenta da Jamaica. Envolver e cobrir com uma tampa. Baixar o lume. Cozinhar por 10 minutos.
Juntar um pouco de caldo e cobrir com a tampa. Cozinhar em lume brando até a carne ficar bem tenra e cozida (+/- 2 horas, dependendo da carne), juntando pequenas quantidades de caldo durante a cozedura para o molho não secar. Rectificar os temperos.

Retirar o tacho do lume e polvilhar com a salsa picada. Servir de seguida, acompanhando com couscous (a preparação do couscous é fácil, basta ler as instruções na embalagem) e os legumes previamente salteados numa frigideira.

Para acompanhar esta iguaria, um belo rosé gelado. Uma sugestão é utilizar borrego em vez de vitela.

Com o seu molho aromático bem apurado, este exótico prato de vitela de inspiração marroquina fica delicioso... Por momentos viajamos até ao Norte de África depois deste repasto bem condimentado.

1 comentário:

  1. DEVE SER MTO BOM. QUALQUER DIA TIRAS O LUGAR AO CHEFE:)COLEGA TÂNIA

    ResponderEliminar