terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Proposta para a Consoada: Bacalhau no forno com Broa e Batata doce.

Pode faltar tudo numa mesa para a noite de 24 de Dezembro, mas o bacalhau nunca pode faltar. Eu era daqueles catraios que torciam o nariz quando o bacalhau cozido caia na mesa com couves gigantes e batatas cozidas a nadar em azeite. Há alternativas bem boas e gostosas para desfrutar na noite de Natal, e para tudo correr bem, não falem do Sócrates à mesa.

Ingredientes para 4 pessoas:
150 gramas de broa de milho, mas pode ser a olho de modo que cubra a travessa.
2 batatas
1 batata doce grandinha.
1 cebola média
1 pimento vermelho pequeno
4 ou 5 dentes de alho.
bacalhau (4 postas razoáveis) demolhado 48 horas antes.
Azeite q.b.
sal e pimenta.

Eu fiz com pimentos verdes eu sei, mas não havendo vermelhos... eu faço isto pela Benfica.

Corta as batatas e a batata doce aos cubos (raspa bem a batata doce, modos que fique com aquela côrzinha por fora violeta) joga depois com toda suavidade para dentro de uma frigideira com óleo bem quentinho. Junta a cebola cortada aos quartos e 3 ou 4 dentes de alho sem pela, apenas esmagados, mais o pimento cortado aos quadrados, colocar sal e pimenta quanto baste, atenção porque o bacahau já tem sal, por isso não abuses dele!. Não exagerar muito no azeite, apenas dar uma fritadela de módos que cozinhe a batata e não ficar crua, a batata doce coze mais depressa, assim que tudo apurado colocar numa travessa pirex ou barro à parte. Na mesma frigideira, com o azeite que restou ou colocar um pouco mais (conforme) fritar dos dois lados as postas de bacalhau apenas para dar uma corzinha dourada e realçar o gosto. Depois desfiar em lascas bem generosas, tirar as espinhas e colocar na travessa onde estão já as batatas. reduzir a broa em farinha, eu usei a maquina dos batidos ;-) na mesma frigideira do bacalhau, saltear 3 dentes de alhos cortados com azeite e juntar a broa esmigalhada e dourá-la, envolver a dita com muito amor até ficar douradinha. No final cobrir a travessa onde já está o bacalhau e as batatas com a broa e ir ao forno durante 20 minutos, até a cobertura da broa estar estaladiça e apetitosa.


Acompanhar com vinho branco leve. Do Lidl por causa das loucuras, vinho branco ainda com o IVA de 2010 pois claro.

Dá um aperto na foto para veres o pormenor da coisa.


Bom Natal!

1 comentário:

  1. Jo, desconhecia que tinhas queda para cozinheiro!!! :D Se calhar este ano ainda mudas de oficio!! Beijoka e um bom ano!!!

    ResponderEliminar