quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mal de quem precisa das Urgências (à falta delas) em Mértola

Sempre me orgulhei do meu Concelho de Mértola, por ter uma historia inigualável, ter gente boa e honesta e ser um dos Concelho maiores do pais. Azar daqueles, que de uma forma ou outra precisam de ir às urgências da unidade do Centro de Saúde de Mértola. Azar daqueles que têm febre, precisam de urgentemente ter cuidados simples, e azar daqueles que com demência ou hipocrisia insistem que Mértola tem bons cuidados de Saúde. Ontem, precisei de levar a minha tia que urgentemente precisava de uma simples receita para levantar uns comprimidos na farmácia, à entrada deparei-me com as maquinas das bebidas "Avariada" e dos Snaks "Fora de Serviço" Ora, eu que me tinha esquecido da marmita ou de uma banana enrolada num guardanapo, já estava a adivinhar que iria la passar umas horas longas. Informei-me para surpresa, que não há urgências, faltam médicos e os cuidados são precários, mas quando é que as urgências em Mértola não foram precárias, há quantos anos??! Existem (agora) consultas de substituição, onde o médico de serviço, depois da sua labuta diária atende um numero limitados de utentes até às 18.00h sensivelmente. (das 16:00h às 18.00h) as consultas de substituição são dadas por ordem de chegada, plafond de 8 a 10 pacientes. Mal daqueles que vieram em nono ou em décimo primeiro com febre alta, que tem ordem, seja lá por que for, ir para Beja, Castro Verde ou até Serpa. Portanto, um doente que precisa de ser atendido com alguma celeridade, ou tem a sorte de ser atendido dentro do plafond de 8 utentes por pessoa (das 16:00h às 18:00) terá que ter também a sorte da dor ter vindo mais cedo, aqueles que tiveram febre depois das 18.00h ou que já não arranjaram "vaga" no plafond dos 8 utentes por dia, ou vão para Beja, ou vão ao Granado a ter com o curandeiro. Isto tudo num concelho 1 279,40 km² de área e 9 Freguesias.(obrigado Wikipédia!)

O grave disto, é que toda gente se cala, toda gente não reclama enquanto alguns papagaios insistem na ideia parva que temos uns cuidados excelentes de Saúde em Mértola, acredito que sim, se comparáramos com o Haiti. Mesmo assim, de realçar a simpatia de muitos funcionários e colaboradores do Centro de Saúde que não têm culpa desta situação, nem eles nem os doentes que não tiveram atendimento na tarde de ontem, e dos dias que por ai virão.

Adenda: Na sexta feira a nossa ilustre Ministra da Saúde visita Mértola, faz-me ter uma remniscência de uma manif contra a o estado de saúde em Mértola, no final dos anos 90, sito Beja, quando a Ministra da altura Drª Maria de Belém, se assomou no varandim, foi ovacionada qual Amália Rodrigues, este é o país que temos, este é o país que merecemos.

2 comentários:

  1. Obrigado pela visita ao neu blog!

    Gosto muito de Mértola, já lá fui muito feliz :))

    Desconhecia o estado desse Centro de Saúde, e é estranho porque o Concelho é realmente enorme. Mais estranho ainda é o facto de não se ouvirem reclamações sobre esta quase ausência de consultas ;)

    ResponderEliminar
  2. Zig, é típico do povo alentejano resigna-se, resigna-se e quando reage, reage mal...

    ResponderEliminar