quinta-feira, 18 de novembro de 2010

a NATO e Portugal, Ovos escalfados e entrecosto frito.

Estamos no tempo em que se discute a existência de tudo que faz parte das nossas vidas, da democracia, de Deus e até mesmo se o homem chegou de facto à Lua, ou se tudo não deixou de ser uma encenação de Hollywood. Não pensaram ainda nisto? Epa, porque que existe o FMI e tal, para que serve Cruz Vermelha?? leva mesmo as nossas calças velhas ao pobre que vive no Uganda, será?... andamos sempre a por em causa tudo, porquê isto e porquê aquilo! Agora a cimeira da NATO, nunca ninguém fala da NATO até à própria NATO vir a Portugal, aí os portugueses passam a saber da existência deste organismo, lembram-se da OCDE? hoje já se sabe o que é a OCDE. Para abrilhantar a cimeira, nada melhor que ser inaugurada pelo Sr. Engenheiro José Sócrates 1º ministro de Portugal e recordista das piadas que correm nos emails de todo mundo. Recebeu um arquivo de um amigo em pps? Olha, deve ser do Sócrates, a falar mal do gajo e tal...
Portugal é um país profundamente nostálgico, depois de tantos anos de liberdade contida, começa a ter tiques fascistas, saudades de Salazar e agora recentemente encerra as fronteiras.


Uma coisa que me lembra esta cimeira, e que me traz nostalgia é quando existiam as alfandegas junto à fronteira "aduanas", parava-se o carro, era-se reviscado e finalmente suspiravam os emigrantes de alívio, sinal que estavas prestes a entrar na tua pátria, e hoje surge novamente o encerramento das fronteiras, tipo trazes uns maços de tabaco espanhol e umas alpragatas e ténis de contrafação passas, se trazes umas três pares de t-shirts pretas no banco de trás, não passas! Pertences ao Black Block!! e  de certeza que vais aterrorizar o pais e destruir o tunel do Marquês. Para os perigosos a sério, têm uma melhor opção, ou são caçados para aparecerem no correio da manhã e vêm pelas fronteiras de Ayamonte, Rosal, Elvas ou Vilar formoso ou passam aqui pela Volta Falsa e pelo Bartolo, e muitas milhares de estradas secundárias não vigiadas entre o país Hermano por ai fora, onde qualquer terrorista pode passar com uma ou duas ogivas nucleares. Mas como sabemos que este pais dá-se com a hipocrisia e parvoíce, gosta de montar aparato junto às fronteiras, fica bem e saímos fixes na foto. No fim deste teatro de revista,  esperemos que o Obama venha mais em paz e se tiver oportunidade prove uns pastelinhos de Belém ou umas migas, porque por cá, melhor não hás de levar.

Sem comentários:

Enviar um comentário