terça-feira, 30 de novembro de 2010

Tradições Seculares

desejei recuperar algumas dissecações sobre a vida da aldeia como esta que fiz em tempos...


Eu que sou curioso e observador enquanto não passo da terceira mini, pois é esse o meu limite mais sincero, reflecti e tentei desta maneira dividir os vários tipos de homens que vão a bailes. Pelo que eu me incluo nestes, porque às vezes tou lá caído. Não sei dançar, mas vejo tudo às voltas. Ora bem:
1- O Dançarino – O típico marmanjo que passa a noite a dançar com as primas, manas, conhecidas e inclusivamente as tias, não pára senão para dar uma mijadela de vez enquanto, bebe pouco e veste-se bem para a ocasião.
2- O encostado ao balcão virado para o baile - Bebe pouco, e tem sempre companhia, normalmente não sabe dançar ou a mulher está a dançar com a irmã, vê tudo o que se passa e ri-se dos que tropeçam, normalmente este indivíduo usa camisa aos quadrados e sapato de vela.
3- O encostado ao balcão voltado de costas para o Baile – Este indivíduo já viu o que tinha a ver, quer é beber e só sai do local para urinar, normalmente está sozinho e por vezes quando se aborrece arma confusão.
4- O Marchante – este tipo anda de um lado para o outro, normalmente não fala aos conhecidos, aparece e desaparece, uma vez acompanhado outra vez à procura de engate. È sempre um mistério dentro do Baile.
5- O Engatatão – é o tipo mais versátil, normalmente acompanhado de um amigo mais feio ou gordo. Demora tempos infinitos com a mini na mão e observa todas as mulheres que se movem no espaço do baile, tenta ser discreto sem o ser. Quando os amigos falam com ele acena a cabeça sem estar a ouvir nada.
6- O “encostado” – Aparece espontaneamente e põe-se a falar a ver se lhe pagam alguma coisa, o encostado é tipo camaleão.
7- O “do grupo das mãos nos bolsos” – Junto aos amigos bebe que se farta, não dança e veste-se como se fosse dar um passeio ao modelo, vai bebendo e quando dá por conta está podre de bêbado podendo eventualmente assumir algumas dos tipos anteriormente nomeados.
8- O “encostado à parede” – Muito típico, este não sabe definitivamente dançar, é tímido e amigo dos seus amigos. Normalmente adopta uma postura estilo 4, ou melhor, como uma Garça, observando o panorama, normalmente vai-se deitar cedo.
Há mais, eu sei que há mais, mas pelo menos estes são alguns exemplos daqueles que ainda vão mantendo algo de tão importante na nossa cultura, os bailes de terreiro no Verão...

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

cerca de 2000 anos depois, Jesus volta a ser crucificado em Israel!

Nunca percebi a dimensão da greve geral de hoje, onde de "boca-aberta" fiquei depois dos jogadores e equipa técnica do Benfica, decidirem ser solidários com a causa e recusaram-se objectivamente de jogar futebol. Na cabeça daqueles escravos do trabalho árduo, nunca o sentido democrático foi tão vincado e até eles (neste dia em que parou o país) optaram por dizer não, à politica do nosso governo. Esta foi a parábola que me faltava neste dia... amanha será outro.



Crucificado ficou o treinador J. Jesus em Israel mais uma vez, mas cá para mim este não ressucita de certeza!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

de Odemira with Love...



Disponível 24 horas por dia, qual INEM qual carapuças! Este verdadeiro Casanova alentejano acude a qualquer rapariga que tenha interesse em ser namorada, mimada, apaparicada por este homem como deve ser.

domingo, 21 de novembro de 2010

Pensamentos sob o efeito de castanhas cozidas e vinho abafado

Em vez do FMI podia vir a cápsula de salvamento usada no resgate dos mineiros Chilenos para Portugal e tirar dez milhões do buraco. Ou mandar os concorrentes da Casa dos Segredos para uma clínica veterinária e os gatos para o manicómio.

...faça-se já um reality show!

Este País cavou um buraco tão grande que os únicos que vão conseguir viver dentro dele são os 33 mineiros Chilenos e 10 milhões de Portugueses habituados a andar nas covas e a ser...

Depois de ter-se sabido que Carlos Cruz assiste a festas de crianças e nada tem a haver com pedofilia,  prova a sua inocência na internet e vai viver para o FarmVille.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

a NATO e Portugal, Ovos escalfados e entrecosto frito.

Estamos no tempo em que se discute a existência de tudo que faz parte das nossas vidas, da democracia, de Deus e até mesmo se o homem chegou de facto à Lua, ou se tudo não deixou de ser uma encenação de Hollywood. Não pensaram ainda nisto? Epa, porque que existe o FMI e tal, para que serve Cruz Vermelha?? leva mesmo as nossas calças velhas ao pobre que vive no Uganda, será?... andamos sempre a por em causa tudo, porquê isto e porquê aquilo! Agora a cimeira da NATO, nunca ninguém fala da NATO até à própria NATO vir a Portugal, aí os portugueses passam a saber da existência deste organismo, lembram-se da OCDE? hoje já se sabe o que é a OCDE. Para abrilhantar a cimeira, nada melhor que ser inaugurada pelo Sr. Engenheiro José Sócrates 1º ministro de Portugal e recordista das piadas que correm nos emails de todo mundo. Recebeu um arquivo de um amigo em pps? Olha, deve ser do Sócrates, a falar mal do gajo e tal...
Portugal é um país profundamente nostálgico, depois de tantos anos de liberdade contida, começa a ter tiques fascistas, saudades de Salazar e agora recentemente encerra as fronteiras.


Uma coisa que me lembra esta cimeira, e que me traz nostalgia é quando existiam as alfandegas junto à fronteira "aduanas", parava-se o carro, era-se reviscado e finalmente suspiravam os emigrantes de alívio, sinal que estavas prestes a entrar na tua pátria, e hoje surge novamente o encerramento das fronteiras, tipo trazes uns maços de tabaco espanhol e umas alpragatas e ténis de contrafação passas, se trazes umas três pares de t-shirts pretas no banco de trás, não passas! Pertences ao Black Block!! e  de certeza que vais aterrorizar o pais e destruir o tunel do Marquês. Para os perigosos a sério, têm uma melhor opção, ou são caçados para aparecerem no correio da manhã e vêm pelas fronteiras de Ayamonte, Rosal, Elvas ou Vilar formoso ou passam aqui pela Volta Falsa e pelo Bartolo, e muitas milhares de estradas secundárias não vigiadas entre o país Hermano por ai fora, onde qualquer terrorista pode passar com uma ou duas ogivas nucleares. Mas como sabemos que este pais dá-se com a hipocrisia e parvoíce, gosta de montar aparato junto às fronteiras, fica bem e saímos fixes na foto. No fim deste teatro de revista,  esperemos que o Obama venha mais em paz e se tiver oportunidade prove uns pastelinhos de Belém ou umas migas, porque por cá, melhor não hás de levar.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Frango de Caril à João Santos

Em honra do chef João Santos, transmontano e apreciador da cozinha lusa como o foie gras e vol-au-vent aplicado de inúmeras maneiras, sendo este franguinho dedicado à sua cozinha e pelo respeito que tenho por ele.



4 Coxas de frango de boa qualidade, de preferencia fresco.
1 cebola
3 colheres chá pasta de caril
4 dentes de alho
sumo de uma lima
leite de côco 1 latinha
sal e pimenta q.b.
arroz basmati

Esta maneira fácil de comer frango, muito saborosa e com a suavidade que o caril dá à carne, resulta num prato belíssimo. Com um pouco de azeite fritar o frango (previamente temperado com sal e pimenta)até dourar bem nas varias extremidades, depois disso juntar a cebola picada, alho esmagado e sumo de uma lima. Quando a cebola estiver com a consistência desejada colocar 3 colheres de caril em pasta ,e o leite de coco. Mais uns minutinhos até estar tudo envolvido, colocar um copo de água cheio e tapar a frigideira até apurar num molho grosso e delicioso, rectificar de sal. E servir com arroz basmati...

A pasta de caril indiano é o tempero perfeito para todo tipo de carne, bem diferente do caril em pó. Pouco usado pelo chef João Santos que só confeciona cozinha portuguesa.

sábado, 13 de novembro de 2010

Sócrates vai viajar num veleiro à volta do mundo, só (e não é mentira!)

Numa tarde descontraída como hoje, tive um noticia enorme quando pesquisava no google, mentirosos, aldrabas, mosquitos africanos e Sócrates. O que me "advia" de aparecer? Socrates vai dar a volta ao mundo sozinho num veleiro, mas uma boa noticia não vem sem uma má noticia, pensei eu, então porque não levar o Teixeira dos Santos? Mas enganei-me, e como as noticias valem o que valem, afinal não é este Socrates (o nosso) mas sim Jeanne Socrates, uma mulher de 67 anos que vai cometer tamanha proeza. Ainda não é desta... já não se pode ir ao Google.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Um dia depois a normalidade volta à aldeia

Depois dum dia puxadinho, as castanhas salgadinhas e a agua pé tiveram o seu apogeu, entre carvão flamejante e castanhas a tiritar enquanto se conversa disto e daquilo, se bebe mais um copo se e desfruta de mais uma castanha meio queimada, amarelinha como bem gosto. Depois disto tudo, pondero seriamente em deixar de jogar no euromilhões, isto deixa-me excêntrico!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Camarão Tigre com Caril e Coentros

Se há uma comida que me faz feliz é saborear camarão como manda a lei enquanto ainda importamos, porque lagostim da ribeira não serve para isto. Isto imperiosamente é uma comida para ser degustada a dois!

Meio quilo de camarão tirgre
Caril q.b. em pasta (nos hipermercados já se vê disto, é absolutamente bom)
Coentros picados grosseiramente
4 dentes de alho (nesta receita usei 6, modo de coiso eu sei lá..)
Azeite e Margarina para Culinária.
Piripiri e pimenta em pó.
Alecrim

Numa frigideira juntar um pouco de azeite de boa qualidade com as mesmas partes de margarina para culinária, juntar o camarão, previamente deve levar um corte no lombo para entrar bem o saborzinho, marinar apenas com sal e um pouco de pimenta e um raminho de alecrim. Na frigideira quando os camarões começarem a ganhar côr, juntar os alhos esmagados (façam-no com o punho fechado e pensem em alguém que não gostem, politicos não valem!) os alhos devem se postos nesta altura para não fritarem. depois juntar 3 colheres de café do caril em pasta, juntar um pouco de piripiri e verificar o sal. Apurar até o molho estar consistente. Por fim juntar os coentros e levara para a mesa. Acompanhar com arroz basmati que acompanha belíssimanente com este prato.



Como podeis verificar degustei o camarão com vinho do meu concelho, o "Herdade dos Lagos" 2008, belo tinto, boa pinga. Não é dos mais baratos, mas com este petisco merece uma coisa boa. Saúde!

domingo, 7 de novembro de 2010

Hojé dia de comer tripas à moda do Porto (até us cumemus) com adenda



Não tarda o verdelhuço Hulk vai começar a cair que nem uma universitária depois de 2 shots de ginginha, e pelo que vi hoje na RTPN e SIC Noticias o que eles mereciam era levar mesmo no pescoço, e uma vitoria hoje do Boinfica trazia-me felicidade como comer leitão com vinho barato às tantas.

Adenda: Pois bem que me saberia como comer leitão e sujar as mãos daquele petisco, assim soube a vinagre. Bem azeda a derrota depois de ver o David Luís numa posição completamente amorfica e deslocada. Assim mais valia ter ficado em casa a comer papo secos com marmelada. Ai benfica!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Foi aprovado o Orçamento de Estado para 2011

Depois deste momento histórico para o país, não sei se hei de ter uma erecção de tanta excitação ou se vou comprar umas cuecas de lata para não ser enrrabado pelo Governo..

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mal de quem precisa das Urgências (à falta delas) em Mértola

Sempre me orgulhei do meu Concelho de Mértola, por ter uma historia inigualável, ter gente boa e honesta e ser um dos Concelho maiores do pais. Azar daqueles, que de uma forma ou outra precisam de ir às urgências da unidade do Centro de Saúde de Mértola. Azar daqueles que têm febre, precisam de urgentemente ter cuidados simples, e azar daqueles que com demência ou hipocrisia insistem que Mértola tem bons cuidados de Saúde. Ontem, precisei de levar a minha tia que urgentemente precisava de uma simples receita para levantar uns comprimidos na farmácia, à entrada deparei-me com as maquinas das bebidas "Avariada" e dos Snaks "Fora de Serviço" Ora, eu que me tinha esquecido da marmita ou de uma banana enrolada num guardanapo, já estava a adivinhar que iria la passar umas horas longas. Informei-me para surpresa, que não há urgências, faltam médicos e os cuidados são precários, mas quando é que as urgências em Mértola não foram precárias, há quantos anos??! Existem (agora) consultas de substituição, onde o médico de serviço, depois da sua labuta diária atende um numero limitados de utentes até às 18.00h sensivelmente. (das 16:00h às 18.00h) as consultas de substituição são dadas por ordem de chegada, plafond de 8 a 10 pacientes. Mal daqueles que vieram em nono ou em décimo primeiro com febre alta, que tem ordem, seja lá por que for, ir para Beja, Castro Verde ou até Serpa. Portanto, um doente que precisa de ser atendido com alguma celeridade, ou tem a sorte de ser atendido dentro do plafond de 8 utentes por pessoa (das 16:00h às 18:00) terá que ter também a sorte da dor ter vindo mais cedo, aqueles que tiveram febre depois das 18.00h ou que já não arranjaram "vaga" no plafond dos 8 utentes por dia, ou vão para Beja, ou vão ao Granado a ter com o curandeiro. Isto tudo num concelho 1 279,40 km² de área e 9 Freguesias.(obrigado Wikipédia!)

O grave disto, é que toda gente se cala, toda gente não reclama enquanto alguns papagaios insistem na ideia parva que temos uns cuidados excelentes de Saúde em Mértola, acredito que sim, se comparáramos com o Haiti. Mesmo assim, de realçar a simpatia de muitos funcionários e colaboradores do Centro de Saúde que não têm culpa desta situação, nem eles nem os doentes que não tiveram atendimento na tarde de ontem, e dos dias que por ai virão.

Adenda: Na sexta feira a nossa ilustre Ministra da Saúde visita Mértola, faz-me ter uma remniscência de uma manif contra a o estado de saúde em Mértola, no final dos anos 90, sito Beja, quando a Ministra da altura Drª Maria de Belém, se assomou no varandim, foi ovacionada qual Amália Rodrigues, este é o país que temos, este é o país que merecemos.