terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Moussaka grega com Queijo Feta

Moussaka é considerado na Grécia, como o Bacalhau à Braz na culinária portuguesa. Fez-me recordar um pouco dos tempos de emigrante e mal pago, no inicio o primeiro contacto que tive com a Grécia foi o meu patrão grego,  bruto que nem uma bota da tropa, mas dava trabalho à malta. De seguida provei os giros pitta, tradicional pão com carne de porco bem temperada e molho de iogurte. A Moussaka é um prato maltratado pela história, tem sido utilizado como cozinha rápida nos bistro´s e nos snack bares do mundo inteiro, até em feiras requentada num microondas. Nesta variante que criei, introduzi o queijo feta, um queijo muito aromático e guloso, dá alma a esta receita muito saborosa, acompanhada de um vinho exuberante e gostoso, o Irreverente, uma união perfeita, tipo Saviola e Aimar.


Ingredientes para 4 pessoas comilonas

meio quilo de batatas cortadas às rodelas
uma beringela grande
400 gr de carne picada de porco/novilho
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 pacote peq. de molho bechamel
1 embalagem de queijo feta
100 gr. de quijo ralado emental
1 iogurte grego natural s/ açúcar
azeite, sal e pimenta
um copo de vinho tinto e um pau de canela.

1ª camada
Fritar as batatas cortadas às rodelas só em azeite, temperar com um pouco de sal e pimenta, alourar levemente  e escorrer, dispor no fundo de uma travessa de ir ao forno.

2ª camada
cortar as beringelas às rodelas, colocá-las por cima de papel de cozinha durante uma hora para retirar o excesso de água, deitar um pouco de sal sobre elas, depois frita-las em azeite até ficarem loirinhas, colocar na travessa sobre as batatas.

3ª camada
desfazer o queijo feta com um garfo e dispor por cima das beringelas na travessa.

4ª camada
saltear as cebolas em azeite e quando tiverem quase transparentes juntar os alhos cortados finamente, em seguida juntar a carne picada, temperar com um pouco de sal, pimenta, um copo de vinho tinto e um pau de canela. depois de 5 minutos verificar e/ou rectificar os temperos e desligar o lume, remova o pau de canela, não vá um gajo se engasgar. Com uma colher, dispor por cima do queijo feta na travessa, retirar o excedente do molho.

5ª e ultima camada
numa tigela misturar bem um pacote de molho bechamel, um iogurte grego natural (pode ser tambem outro sem ser grego) e 100 gramas de queijo ralado, um pouco de sal e pimenta preta.


Dispor este preparado por cima da carne, levar ao forno por cerca de 30 minutos dependendo do tipo de fornos e reparará que sai uma travessa que impressiona os seus amigos que já estão cheios de larica, que entretanto já beberam metade da garrafa do vinho tinto, para isso pode colocar um pouco de queijo feta e pão fresco na mesa para irem picando, acenda umas velas e desfrute em família ou acompanhado pela sua Maria ou Manel, num belo jantar mediterrânico, grego, muito saboroso, e que faz lembrar o nome do nosso primeiro ministro...

bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário