domingo, 27 de fevereiro de 2011

Mas rico domingo!

É impressão minha ou está mesmo mesmo daqueles dias de primavera que já todos temos saudades? Um Domingo assim merece comemoração, hoje não vou ao cogumelo porque não gosto de mexer nas terra num dia santo, nem falar mal dos políticos corruptos que como os enchidos, estão cada vez mais abastados e inchados, nem falar dos bons samaritanos do meu concelho, paladinos da verdade superior, que como os cogumelos já vão aparecendo com o radiar do Sol, falo sim dos belos queijos que vou apreciar na Feira do Queijo de Serpa, saborea-los e o resto são cantigas! E Quiçá trazer alguns para casa, e aprecia-los com um belo vinho tinto, e ver o Beifeica desta tarde contra o Marítimo!

 Prost!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Moussaka grega com Queijo Feta

Moussaka é considerado na Grécia, como o Bacalhau à Braz na culinária portuguesa. Fez-me recordar um pouco dos tempos de emigrante e mal pago, no inicio o primeiro contacto que tive com a Grécia foi o meu patrão grego,  bruto que nem uma bota da tropa, mas dava trabalho à malta. De seguida provei os giros pitta, tradicional pão com carne de porco bem temperada e molho de iogurte. A Moussaka é um prato maltratado pela história, tem sido utilizado como cozinha rápida nos bistro´s e nos snack bares do mundo inteiro, até em feiras requentada num microondas. Nesta variante que criei, introduzi o queijo feta, um queijo muito aromático e guloso, dá alma a esta receita muito saborosa, acompanhada de um vinho exuberante e gostoso, o Irreverente, uma união perfeita, tipo Saviola e Aimar.


Ingredientes para 4 pessoas comilonas

meio quilo de batatas cortadas às rodelas
uma beringela grande
400 gr de carne picada de porco/novilho
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 pacote peq. de molho bechamel
1 embalagem de queijo feta
100 gr. de quijo ralado emental
1 iogurte grego natural s/ açúcar
azeite, sal e pimenta
um copo de vinho tinto e um pau de canela.

1ª camada
Fritar as batatas cortadas às rodelas só em azeite, temperar com um pouco de sal e pimenta, alourar levemente  e escorrer, dispor no fundo de uma travessa de ir ao forno.

2ª camada
cortar as beringelas às rodelas, colocá-las por cima de papel de cozinha durante uma hora para retirar o excesso de água, deitar um pouco de sal sobre elas, depois frita-las em azeite até ficarem loirinhas, colocar na travessa sobre as batatas.

3ª camada
desfazer o queijo feta com um garfo e dispor por cima das beringelas na travessa.

4ª camada
saltear as cebolas em azeite e quando tiverem quase transparentes juntar os alhos cortados finamente, em seguida juntar a carne picada, temperar com um pouco de sal, pimenta, um copo de vinho tinto e um pau de canela. depois de 5 minutos verificar e/ou rectificar os temperos e desligar o lume, remova o pau de canela, não vá um gajo se engasgar. Com uma colher, dispor por cima do queijo feta na travessa, retirar o excedente do molho.

5ª e ultima camada
numa tigela misturar bem um pacote de molho bechamel, um iogurte grego natural (pode ser tambem outro sem ser grego) e 100 gramas de queijo ralado, um pouco de sal e pimenta preta.


Dispor este preparado por cima da carne, levar ao forno por cerca de 30 minutos dependendo do tipo de fornos e reparará que sai uma travessa que impressiona os seus amigos que já estão cheios de larica, que entretanto já beberam metade da garrafa do vinho tinto, para isso pode colocar um pouco de queijo feta e pão fresco na mesa para irem picando, acenda umas velas e desfrute em família ou acompanhado pela sua Maria ou Manel, num belo jantar mediterrânico, grego, muito saboroso, e que faz lembrar o nome do nosso primeiro ministro...

bom apetite!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

isto ser amigo do Socrates dá um azar do camandro...

Um dos melhores compinchas de José Socrates, Kadafi, ausentou-se do seus país depois da avalanche de contestação nos países árabes, e a Libia não fugiu à regra, mas o homem fugiu mesmo para onde? Venezuela! Onde vive mais um amigo do peito do nosso primeiro ministro, Hugo Chaves (este também contestado), que recebeu o ditador líbio de braços abertos, basta tirar uma ilação disto tudo: Ser ditador e antidemocrático é chato, mas amigo do José Sócrates dá um azar do camandro...

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Sábado cinzento à tarde...

A melancolia ofusca-me o pensamento estéril, nos vidros embaciados vejo e revejo mais umas páginas deste meu velho livro com páginas amareladas, abri lentamente a janela e veio uma brisa gélida deste rigoroso inverno, tudo é cinza, tudo continua triste! Volto à minha secretária cheia de papeis e sorvo mais um pouco do meu chá, escaldante... e olho para a rua onde as folhas, os pássaros e o mover das árvores de fruto quase que formam uma pintura impressionista, quase....

Mentira!! Estou a beber um café do Neixpresso, uma popia que a minha tia me deu, e vejo a TVI em belo, eu nem leio!!! Épa que belo Sábado!!!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

11,1


Este número não me sai da cabeça, assim como os vários recordes em que o pais está mergulhado: na precariedade, no abandono social, na injustiça, na corrupção, na incompetência e na parvidão.


Oração a São Pedro

São Pedro meu amigo
acabai com esta chuva que já aborrece
deixa-me ir ao cogumelo e à atubra;
Permite que venha o sol e o encarnadinho das linguiças resplandeça,
que a porra da chuva não me molha os sapatos,
e já tou farto de andar com o guarda chuva à raboleta no carro,
São Pedro, sê fixe...
Permite que brilhe Sol e apareçam os caracois,
Que seja lindo o dia e o Claudio Ramos se reforme de vez e mude de sexo, para homem.
Que tudo seja bonito e vou dar descanso à televisão,
À excepção do programa da barbara Guimarães e quando dá o Benfica,
Dai-nos Sol e Alegria, acabai com o tempo cinzento, tenho que dar umas corridas...
Se porreiro São Pedro, prometo ser bonzinho e não gozar mais com o Socrates.

Amen

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia dos Namorados


Há poucos dias numa passagem pelo Continente de Beja, achei interessante exposição de produtos para bébes e cerca deles uns expositores com ofertas convencionais para o dia de São Valentim. Isto para dizer que uma coisa leva à outra, muito sexo natural misturado com velas e apetrechos "made in China" resulta numa produção em série de crianças tipo auto europa. Não sou adepto deste dia, entendo que esta coisa do Amor deve ser alimentada dia a dia e espontânea q.b, por outro lado, a exposição de produtos relacionados com a temática do dia dos namorados é profundamente constrangedora, principalmente para que não encontra a sua cara metade. Acho impressionante os livros a falar de sexo à venda nesta data, das algemas que se vendem e dos corações com duas mãos, tudo um incitamento ao sexo brutal, e nos outros dias do ano tá tudo parado?! Mas o que é isto? E depois aqueles que escapam destas tendências sadomasoquistas ainda levam com as ementas afrodisíacas dos restaurantes, algumas recheadas de paladares picantes, pau de cabinda etc, um aconselhamento inconsciente à procriação. Tudo resumido a um dia....

Para mim o dia de S. Valentim é todos dias, surpeenda-se, surpeenda, ame e seja amado. E mesmo que não tenha ninguém para namorar, prima pela amizade e descubra que a vida não é só os corações de plástico mas o verdadeiro que leva dentro de si, partilhe-o, divida-o em sentimentos, gestos e muito muito amor....
(E esta os meus leitores não estavam à espera...)

Ora um bom dia para todos, feliz dia dos namorados!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Novo acordo ortografico chacina meu vocabulário

Com a nova maneira de escrever, as tabernas brevemente vão ser transformadas em Nahgt Clubes, onde se os clientes podem fazer táble danse e embebedarem-se com travestis.

O novo acordo ortográfico vem de vez desmistificar a relação que temos com as novelas brasileiras que dão da parte da tarde, passamos a escrever quase quase igual a eles. Isto do novo acordo da escrita portuguesa é algo como a borreira depois de comer figos verdes, agente come e não sabe o que vai acontecer nem quando nem onde! Mas mesmo assim, há letrados nesta matéria que também estão confundidos, e não é só os Jornalistas da TVI, por exemplo na Sic Noticias nas ultimas informações sobre o Egipto, lia-se no rodapé: Directo do Egito, na RTP lia-se Direto do Egipto, no computador que escrevo estas baboseiras ainda aparace Egipto como correcto. Dito isto, vou comer uma linguiça com vinho tinto diretamente de Borba.

Para quem anda à nora, ajuda online do FLIP, Conversor para o Acordo Ortográfico.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sou sempre o ultimo a saber, mas até gostei da noticia...

..que é uma bela novidade e é de louvar, mais verdadeira que as mamas da Maya e para mim tem mais importância que beber uma mini (duas é mais importante!), sendo eu céptico que nem um chaparrinho, esta boa nova sobre o Aeroporto de Beja agradou-me profundamente, porque acredito que num futuro próximo este projecto vai dar muito que falar. Foi implementado algum pragmatismo publico desde que as noticias têm sido confirmadas e o Aeroporto finalmente começa a ter alguma coisa palpável (não tão duro como da outra), e em boa hora dizem os meus leitores, eu também acho que sim.



Mas um mistério têm ocupado a minha cabeça.. quem vai lá trabalhar? Onde estão os concursos para tanta gente que é necessária para por tudo em funcionamento? será que a ANA está à espera de alguém com características únicas no "Portugal tem Talento" além da Barbara Guimarães?

Está aberta a temporada oficial de apanha ao cogumelo e chibato 2011

Está a arrancar lentamente a apanha ao cogumelo "amenita ponderosa" muito apreciada nos lares e tabernas desta região, em tempos de crise um quilo pode valer mais de 20.00€, eu pessoalmente vou mais para passear a cadela e o saco, este ano prometo levar a maq. fotográfica para tirar algumas fotos curiosas de "ampolas" e rachadelas que escondem esta magnifica espécie.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pesadelos anormais e outros tais....

Hoje deitei-me bem tarde depois de uma noite quase em branco no local de trabalho, tive um pesadelo arrepiante, os suores frios jorravam da minha testa, palpitou-me o coração com nervosismo, sonhei que 8 ou 10 homens e mulheres do Pingo Doce me persuadiam com aqueles ares fraternos e ao mesmo tempo maquiavélicos, com as mãos abanavam "andaaaa andaaaaa...." diziam, venha cá.. não temos talões e cantavam aquela musica possessiva, qual sereias gregas assassinas me atraindo para a ilha, a ilha das coisas boas, dos preços baixos e da luxuria...

Ainda há dias em que fecho os olhos e me escondo nos lençóis, mas antes de me deitar ainda espreito debaixo da cama para me assegurar que este gajo não está lá escondido...

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

E Deus criou o homem que inventara a roda...

Dizem as más linguas que as comadres se chatearam na praça pública e desabafaram no Facebook (esse muro das lamentações informático!), tudo isto lá para os lados da Beja "cidade da Paz", tudo por causa de uma disputa sobre quem teria a melhor ideia, ou inventou a roda sei lá, neste caso se falou de uma "Feira Internacional Fechada", não percebo tanta guerra por causa de um evento, que ao ser inaugurado vai ser Fechado à nascença. Isto anda num clima antagónico, as hormonas estalaram das polémicas mentes adolescentes de alguns autarcas, faz-me lembrar quando ainda usava o Clerasil nos anos 90, mal tocavam os New Kids On The Block na radio, as miúdas cheias de acne e com os dossiers repletos de autocolantes do Justiceiro, fugiam na escola desesperadas até chegar ao sítio de onde vinha o som, tudo para ouvir os NKB! guerreavam umas com as outras mas no fim davam-se sempre bem, até trocavam os namorados nos "bálhos". Mas isso já foi no século passado, hoje em dia Beja tem Facebook, carregador para carros eléctricos e uma gaveta cheia de projectos espectaculares, depois li nos blogues que vão aterrar avionetas com 49 lugares, vindas das terras de sua majestade, já agora, aí está a antítese de uma região que abandonou a revolução industrial, definitivamente o comboio era coisa antiquada, mas hoje enfim... está cada vez mais vanguardista, depois do cluster aeronáutico e no futuro quiçá, o cluster da parvoice, tanta coisa que tem sido prometida que se o Fernando Pessa fosse vivo não parava de cá vir fazer reportagens, vindo directamente de uma avioneta "Pontinha - Heathrow-Beja"..

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Uma historia triste no aviário...



Era uma vez um galo, chamava-lhe o galo engravatado, era o galo chefe mas não mandava népia na capoeira, este galo adorava subir para cima do carrinho de mão e fazer V com as patinhas, casado com uma galinha já reformada (que mal ganhava para o milho) e que em tempos era tutora de pintos e pintainhos, mas isso já há muitos anos. O galo engravatado já antigamente tinha arruinado a capoeira e como distracção comprou uma sitio junto ao sol e por lá recebia seus netos, também consta que comprou palha muito cara e a vendeu barata aos frangos mais pobres, assim ficou rico! Na capoeira reinava a confusão, havia lá um galinho cinzento (era o que mandava) que não tinha galinha nem franga mas era vaidoso e gostava de dar nas vistas, ele é que dominava a capoeira, depois também havia mais um galo jeitoso de côr alaranjada que era primo do galinho cinzento, em tempos eram amigos e agora o galo vaidoso laranja queria tirar a todo custo o poleiro do galinho cinzento, mas só havia um.  Isto tudo andava mau porque o galinho cinzento vendia os ovos que as galinhas punham caríssimos, os frangos todos rotos não podiam pagar o milho e dormiam à chuva e ao sol,  faziam bicha para ir beber ao charco dos bacorinhos pois do bebedouro era cara, e alguns até perderam as penas de tanta lazeira! Isto contrastava com os galos gordos da ala direta da capoeira, cheios de milho no papo, cheios de ovos e penas lustrosas, cada vez estavam mais gorduxos e as suas galinhas andavam todas aperaltadas. Até que a capoeira ficou podre e cheia de buracos, chovia lá dentro e fazia frio, o galinho cinzento, o tal que mandava, pediu dinheiro aos galos chineses da outra capoeira que desenrascaram mais palha e milho, mas nada se resolveu. O galinho cinzento ficou no fim isolado, sozinho, triste, mas como o seu ego era maior que a capoeira, lá teve o dono que abrir a chapa de zinco em duas partes, tal era a vaidade do galinho, que com a sua maneira de mandar, arruinou o lar das galinhas, dos frangos e dos pintos, por muitos, muitos anos...

Moral da historia: Onde imperem a vaidade e o orgulho, todo o conhecimento fica deslustrado