quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Lavagante com vinho verde aromatizado com manjericão



Não é um marisco barato, mas é sem duvida um dos melhores senão o mais nobre de todos, não é para comer todos dias, mas que importa? Comer bem e beber bom vinho, a enrabadela ao fim do mês é certa, por isso porque não exagerar de vez enquanto?

1 Lavagante

Para o Molho:
Sumo de uma lima
2 dentes de alho
1 raminho de manjericão fresco
1 calice de vinho verde
azeite e sal e pimenta q.b
1 poucachinho de piri-piri

Comprei Lavagante congelado, depois de umas horas no frigorifico, abri -o ao meio e tirei-lhe aquela tripinha que tem lá no meio meio escondida. Deitar um pouco de sal e pimenta e jogar so gajo sem apelo e nem agrado para o forno numa travessa de barro refractario ou pirex, até o bicho estar meio moreno (cerca de 10 minutos) já repararm nas ovas bem encarnadinhas? à parte fazer um molho muito facil, agente como vai acompanhar com vinho verde, reservar um copinho para lá deitrar mais tarde... numa pequena frigideira colocar um fiozinho de azeite virgem, mais uns alhinhos cortados em laminas e um pouco de sal e piripiri (muito pouco), antes dos alhos alourarem juntar o vinho verde e o manjericão cortado muito finamente. Desligar o  lume e deitar o sumo de uma lima no molho. mexer bem o dito, e regar o lavagante com o tal molho, acompanhamento: umas torradinhas untadas com manteiga e desfrutar com uma Gazela (Vinho, pois claro)

Perigosamente afrodisíaco, neste caso, tenha cuidado com os tempos de antena da TV. (principalmente quando Fernando Nobre vira voz de profeta Moisés, irado com os políticos) Épa... quebra o clima.

2 comentários:

  1. Caro Camarada Jó Cardeira:
    Penso que ainda não comi a (ou o ?!) lavagante, mas reconheço que tem bom aspecto. No entanto penso que deverias ser mais fiél às nossas raizes culinárias. Porque não apresentas as receitas de uma boa açorda de poejos, de um caldo de peixe da ribeira ou de umas empolgantes migas?
    É só uma sugestão.
    Um abraço da margem direita.
    Miguel Bento

    ResponderEliminar
  2. Meu caríssimo camarada e amigo Miguel, aprovo a sugestão. Faço muito para casa comida regional alentejana,prometo colocar aqui (de futuro) umas receitas da nossa zona. Falando nisso temos que combinar um jantar com a "malta".

    Abraço da Margem esquerda, um rapaz de esquerda.

    Jo Cardeira

    ResponderEliminar